CARNAÚBA DOS DANTAS - RN E-mail: valderinolp@yahoo.com.br

11/05/2017

ESTAÇÃO SEBRAE MOSTRA TRAJETÓRIA EMPREENDEDORA DE AMAZAN


Empreendedor contou sua história desde que ganhou da mãe Leticce, a primeira sanfona, um instrumento surrado com o fole furado
Amazan recorreu eu sebrae durante toda a sua carreira

Nova Cruz – Cerca de 400 empresários e empreendedores da região do Agreste participaram de um evento inédito na antiga estação ferroviária de Nova Cruz, o “Estação Sebrae” que teve como principal atração o músico, compositor e empreendedor paraibano, Amazan. O evento fez parte da programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) que prossegue até o próximo sábado (13) em municípios do Rio Grande do Norte e em todo o País. O evento realizado pelo Sebrae foi palco de apresentações artístico-culturais da cidade e contou com a parceria da prefeitura e da Casa de Cultura de Nova Cruz, além do apoio de patrocinadores locais.
O empreendedor Amazan contou sua história desde que ganhou da mãe Leticce, a primeira sanfona, um instrumento surrado com o fole furado, e com 14 anos de idade aprendeu sozinho a tocar o instrumento, antes pertencente ao primo Hamilton. Falou do período em que transitou entre sua terra natal, Campina Grande, na Paraíba, e o município potiguar Jardim do Seridó, onde viveu parte da infância e da adolescência. Foi agricultor, lenhador e transportava água em lombo de jumento, até que aos 19 anos mudou-se para Campina Grande, aonde trabalhando como pedreiro, nos finais de semana tocava sanfona em bares e festas de aniversário.
O prefeito de Nova Cruz, Targino Pereira, afirmou que a iniciativa do Sebrae ao realizar um evento desse porte da região atesta a importância dos pequenos negócios para a economia do município. “O incentivo às pequenas empresas é muito importante e o Sebrae tem um papel fundamental, porque quanto mais projetos e empresas existirem em nosso município, mais emprego e renda para o desenvolvimento econômico e social”, elogia Targino Pereira, que participou do “Estação Sebrae” com outros prefeitos de municípios do agreste potiguar.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou que realizar um grande evento de empreendedorismo em Nova Cruz é uma inovação em reconhecimento pela pujança dos empresários e empreendedores da região. “O Sebrae é uma porta aberta ao empreendedor e empresário que deseja concretizar seus projetos. Temos aqui em Nova Cruz uma grande parceria com os empresários e a prefeitura que pode gerar muitos negócios e transformar a economia do município”, afirma João Hélio.
Empresária do segmento de supermercados, Miriam Gomes da Silva iniciou na atividade há quase duas décadas, quando sucedeu os pais, José Gomes e Otília Rodrigues da Silva, no empreendimento da família. “Em mais de 30 anos de empresa, nós sempre contamos com o apoio do Sebrae, realizamos praticamente todas as capacitações oferecidas e nós não teríamos chegado ao patamar que alcançamos sem esse apoio”, disse Miriam Gomes, que emprega 67 funcionários no Super Show Gomes e neste ano passou a ser empresa de médio porte.
Leticce
Segundo Amazan, a carreira de músico e compositor começou a decolar depois que participou de um festival de música e fez um teste no grupo Tropeiros da Borborema, em Campina Grande, aonde além de tocar se destacava pelos poemas que compunha. Em seguida formou um grupo chamado Os Três do Forró, vindo a gravar o primeiro compacto em vinil em 1986. Alguns anos se passaram até que no final da década de 1980 gravou o seu primeiro LP intitulado “Naturalmente” com músicas e poemas de sua autoria.
Anos depois de criar a empresa Amazan Produções, veio a ideia de empreender montando uma fábrica de sanfonas, tendo ido em busca de know-how na Itália. E em 2013 surgiu a empresa Leticce Acordeons, uma homenagem a sua mãe que lhe presentou com o primeiro instrumento. Atualmente tem capacidade de fabricar 20 sanfonas por mês e conta com 16 funcionários na linha de produção dos instrumentos que se destacam no País inteiro pela qualidade e competitividade com mercados como o italiano.
“A determinação é o combustível que pode levar o empreendedor a qualquer lugar. Mas é muito importante que a pessoa entenda do negócio no qual pretende investir. E se já gostar do que faz, melhor ainda. As chances de sucesso são bem maiores”, afirma Amazan, que também é o atual prefeito de Jardim do Seridó. Para o músico, é fundamental que haja a busca do conhecimento do mercado e do próprio negócio para quem deseja empreender.
Amazan explica que ao longo da sua carreira recorreu ao Sebrae, principalmente antes de empreender por acreditar na importância da instituição para o segmento da micro e pequena empresa. “O Sebrae é um grande parceiro das pessoas que querem montar um negócio. Oferece orientação, apoio e consultoria para quem já é empresário e quem pretende empreender. Sem sombra de dúvidas é um grande aliado de quem quer empreender”, avalia.
A fábrica Leticce Acordeons comercializa alguns modelos de sanfonas para estados como Rio Grande do Sul e Mato Grosso e também funciona com uma oficina de manutenção e reparos de acordeon com serviços de afinação, substituição de couros e feltros das válvulas ou sapatilhas como também são conhecidas, alinhamento das teclas e botões dos baixos e aplicação de celluloid na parte externa do instrumento musical.
Fonte: Agora RN
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

CLASSIFICADOS DO BLOG

CLASSIFICADOS DO BLOG
Clique na imagem

.

.

.

.

.
WhatsApp: (34) 98885 0597

TRADUTOR

Postagens populares

LISTA DE BLOGS

Tecnologia do Blogger.